PMProject - Consulting, Engineering, Business, Projects and Planning
MPMP - Program Management Project Methodology E-mail
Escrito por Marcelo Granado   
Qui, 29 de Janeiro de 2015 00:00

Metodologia de Gerenciamento de Projetos MPMP - Uma integração entre Gerenciamento Estratégico e Operacional de Projetos

MPMP Structure

O Projeto, um rallye de regularidade

O caminho para gerenciar projetos é tortuoso e cheio de obstáculos, um verdadeiro Rallye onde o piloto (o Gerente do Projeto) e o co-piloto (Equipe do Projeto) estão navegando com uma gama enorme de planilhas e controles, gps e equipamentos, tudo que a tecnologia pode oferecer. Uma coisa é certa, o caminho é árduo e repleto de surpresas desagradáveis mas também de lindas paisagens. Com toda a expertise em pilotagem e anos a fio estudando o que pode ser "a corrida perfeita", o gerente de projetos se aventura nesse rallye de regularidade que é o projeto. Então surgem as perguntas:

  • Como chegar?
  • Quando chegar?
  • Onde chegar?
  • Quanto custa para chegar?
  • Quem vai chegar?
  • Quem ajudará a chegar?
  • O que fazer para chegar?

Algo em comum entre as perguntas? Sim. O propósito final do rallye é chegar! Mas não chegar de qualquer jeito. Deve-se observar as características de regularidade. O Tempo Certo, nem mais, nem menos. Paradas são importantes, trechos são vencidos parcialmente. Em um rallye de regularidade o objetivo não é vencer tudo de uma vez, mas em partes. A "regularidade" é a palavra da vez.

Sucesso em projetos

A diferencia entre sucesso e fracasso em projetos está na regularidade. Não adianta chegar ao final por chegar. Não se ganha um rallye de regularidade simplesmente por chegar na frente dos concorrentes em uma etapa, tem que ser no tempo certo, a corrida como um todo, assim como planejado. Cada vez mais estatísticas apontam os fracassos em projetos porém algo é certo: a tríplice restrição de custo, escopo e prazo certos continuam sendo os pilares de sucesso em projetos. Não basta chegar no tempo certo, tem que ser uma tríplice chegada, tempo, custo e escopo certos.

Sucesso no gerenciamento de projetos vs sucesso no projeto

Os objetivos e metas cada vez mais apertados e a cobrança cada vez mais intensa, como falar então de sucesso em gerenciamento de projetos? O sucesso no gerenciamento de projetos está focado para o interior do projeto (cockpit), sua trajetória, seu comportamento, as pessoas envolvidas (stakeholders), não no rallye como um todo, seu foco está na pilotagem. Uma boa corrida, com controle e estabilidade do veículo e atingir metas e objetivos parciais podem ser exemplos de sucesso no gerenciamento do projeto. Mas e o resultado? E os benefícios gerados para empresa, patrocinador ou cliente? Será que o sucesso no gerenciamento reflete diretamente o sucesso no projeto? Nem sempre. Existe a necessidade de integração do gerenciamento do projeto com o gerenciamento do portfólio de projetos da organização. Um exemplo disso, o uso de recursos acima do esperado em um projeto pode não só prejudicar os recursos destinados aquele projeto, como seu resultado e também pode comprometer os recursos destinados para outros projetos. E o contrário, quando sobram recursos? Um superdimensionamento nos custos do projeto pode levar a organização a tomar decisões de adiar outros projetos por falta de recursos. É fato. Nem mais, nem menos, regularidade! Tudo deve estar integrado. E como integrar tudo isso então?

MPMP uma metodologia integradora do Estratégico ao Operacional

Anos de estudo e trabalho em vários ambientes, setores e segmentos da economia, passando por projetos nas áreas operacionais e estratégica algo chamou a atenção. Existe um vale, ou melhor um abismo entre essas duas áreas. Algo tão grande que não pode ser vencido por um salto, somente por uma ponte. As empresas investem em tecnologias modernas, softwares de última geração para medir quantos segundos o projeto atrasou, mas não investem tanto quanto precisam em METODOLOGIA e conhecimento próprio. Voltando ao rallye, investir em sistemas é algo tão importante quanto investir no motor do carro, na suspensão, nos ajustes técnicos e até mesmo em gps e equipamentos de ultima geração. Investir em metodologia é investir no estudo do caminho, no traçado, na paisagem (isso mesmo, ver o que há de bom no ambiente do projeto), no processo de direção, na saúde do piloto e do co-piloto, no psico e no emocional, na motivação e também no passo a passo, no como fazer, no processo, no método. É investir em como chegar com regularidade. A tecnologia fará o resto. Ela vai medir quanto deve ser empregado para chegar no tempo certo, quanto vai gastar e como ficará o projeto ao final. As medições ficam por conta da tecnologia, a gestão fica por conta da metodologia. É papel do gerente de projetos integrar as duas.

Assim nasceu a MPMP - Program Management Project Methodology, uma metodologia que integra o operacional e o estratégico em um só processo. O estratégico fica ligado ao processo operacional, quais são os gaps e os triggers. Por sua vez o operacional sabe da importância das suas atividades, onde chegará, quais estratégias estão sendo montadas com o fruto do trabalho operacional, como integrar recursos pensando na empresa e não só no projeto, quais os objetivos e metas a empresa alcançará com o sucesso do projeto e sua interface com outros projetos.

Conheça mais sobre essa proposta, sobre essa metodologia, sobre esse projeto, afinal LIVING FOR PROJECTS.

Marcelo Marques Granado

PMProject Consulting Director

PMProject Consulting

 

Última atualização em Qui, 29 de Janeiro de 2015 14:20
 
Project 2010 | 2013 vs 2003 - Para quem ainda não se adaptou, tem chance de retornar E-mail
Escrito por Marcelo Granado   
Seg, 20 de Maio de 2013 00:00

Project 2010 | 2013 vs 2003 - Para quem ainda não se adaptou, tem chance de retornar.

Inicio

Existem várias opções que podem trazer de volta a magia do Project em sua versão 2003 com menus em forma de lista. Uma dica é se acostumar com a nova interface pois o futuro está ai. A versão 2013 já segue a mesma linha e nada em vista para retornar ao sistema de menus das versões anteriores.

1) Consultar um Guia interativo de menus para a faixa de opções fornecido pela Microsoft

Esses guias interativos mostram onde os seus comandos de menus e barras de ferramentas favoritos estão localizados no Office 2010. Basta clicar no comando ou botão que você deseja encontrar, e o guia mostrará sua localização na versão 2010 do programa. (Fonte: Microsoft)

Para download visite o centro de downloads da Microsoft - no link http://office.microsoft.com/pt-br/outlook-help/redir/XT101961825.aspx?CTT=5&origin=HA101794130

 

2003

 

2010

2) Criar seu próprio conjunto de barras de ferramentas ou guias.

Ao clicar com o botão direito nas barras de ferramentas, Personalizar a Faixa de Opções (Ribbon).

Porém antes de criar você deve saber alguns termos utilizados:

Menu = agora é definido com Guia, são as abas de menus que ficam acima das faixas de opções.

Grupo = isso é relativamente novo, nas versões anteriores do office os comandos eram apenas separados por um divisor "|" em barra o que não caracterizava um grupo em si. Na versão atual os comandos são organizados por grupos.

Comandos = são os mesmos comandos (ou botões) de costume, porém agora com uma variante, para botões que possuem listas suspensas, em diferentes resoluções de tela eles aparecem contraídos ou expandidos. Então é necessário conhecer o título do comando da lista suspensa. Os demais permanecem praticamente os mesmos.

2010

3) Incluir uma lista de menus na versão atual

A opção preferida para quem quer resposta rápida sem alterar suas configurações e sem maiores complicações. A Addintools desenvolveu um addin (poderia ser chamado de plug in para que está acostumado) para office onde inclui os menus antigos nas versões 2010 e 2013 do office.

2010 | 2003 2013 | 2003

Segue link para download - http://www.addintools.com/languages/portuguese/office-2010.html

Os itens acima devem ser testados e avaliados pelos usuários antes de implantá-los em seus sistemas.

 

Faça sua inscrição em um de nossos treinamentos, baixe o formulário clicando aqui, preencha e envie por e-mail.

Dúvidas, entre em Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Equipe PMProject_New

Última atualização em Qui, 20 de Junho de 2013 12:42
 
Novo formulário para cadastro nos treinamentos do Programa de Formação Gerencial 2013 E-mail
Escrito por Marcelo Granado   
Ter, 15 de Janeiro de 2013 00:00

Novo formulário para cadastro nos treinamentos do Programa de Formação Gerencial 2013

 

Novo formulário

 

Faça sua inscrição, baixe o formulário clicando aqui ou entre em contato conosco

ou

Visite o nosso grupo no

lk

 

Programa de Formação Gerencial 2013

 

Novo Logo

Última atualização em Seg, 04 de Fevereiro de 2013 16:46
 
The Facebook ...platform of business E-mail
Escrito por Marcelo Granado   
Ter, 15 de Janeiro de 2013 00:00

FACEBOOK como plataforma de negócios...

Tem gente que acha que o Facebook é apenas para conversas de adolescentes com fotos de piadinhas e frase banais.

Outros ainda pensam que o Facebook é apenas para jogar conversa fora com os amigos.

Duplo engano. Para o meio empresarial o Facebook é muito mais do que isso.

O Facebook é uma plataforma de negócios séria e com muitas aplicações para área principalmente utilizando o conceito de Marketing Viral.

Segundo a Wikipedia, maior enciclopédia livre da internet:

Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia. A definição de marketing viral foi cunhada originalmente para descrever a prática de vários serviços livres de email de adicionar publicidade às mensagens que saem de seus usuários. O que se assume é que se tal anúncio ao alcançar um usuário "susceptível", esse usuário será "infectado" e reenviará o email a outras pessoas susceptíveis, "infectando-as" também. Enquanto cada usuário infectado envia um email a mais do que um usuário susceptível, em média (ou seja, a taxa reprodutiva básica é maior do que um), os resultados padrão em epidemiologia implicam que o número de usuários infectados crescerá segundo uma curva logística, cujo segmento inicial é exponencial[...] Esta técnica muitas vezes está patrocinada por uma marca, que busca construir conhecimento de um produto ou serviço.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_viral

E tem gente que não aproveita esse canal de comunicação!

Mas com criar um canal de comunicação profissional no Facebook.

Muitas empresas não conhecem esse processo.

Veja como é fácil

face

1) Crie uma página no Facebook -

2) Convide amigos e conhecidos para curtir sua página

3) Ao atingir +25 curtir você pode dar uma URL (endereço www.facebook.com/nome) com o nome da empresa associada ao endereço do Facebook.

PMPF

Agora é só divulgar e promover sua página e curtir os resultados.

Veja exemplos de relatórios emitidos pela Fan Page Marketing do Facebook.

Like1idid

Visite a nossa Fan Page no Facebook

LK

 

Ainda tem dificuldades?

Faça o treinamento Criando uma FAN PAGE Empresarial.

 

Acesse o Programa de Formação Gerencial 2013

Faça sua inscrição, baixe o formulário clicando aqui ou entre em contato conosco

Equipe PMProject

Última atualização em Qua, 16 de Janeiro de 2013 12:38
 
+1000 Membros no PFG - Programa de Formação Gerencial E-mail
Escrito por Marcelo Granado   
Ter, 15 de Janeiro de 2013 00:00

+1000 Membros no Grupo PFG Linkedin

1000

PFG

lkp

 

Visite o nosso grupo no

lk

 

Programa de Formação Gerencial 2013

Faça sua inscrição, baixe o formulário clicando aqui ou entre em contato conosco

Equipe PMProject

Última atualização em Ter, 15 de Janeiro de 2013 13:43
 
Séries de Treinamento do Programa de Formação Gerencial - PFG E-mail
Escrito por Marcelo Granado   
Seg, 02 de Janeiro de 2012 00:00

Estas são as séries de treinamentos do Programa de Formação Gerencial - PFG

Para solicitar uma proposta de treinamento é muito fácil.

1) Escolha uma séries que mais se adequada a sua necessidade de treinamento.

2) Baixe o formulário de cadastro, preencha e envie para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

E pronto. Após receber seu formulário enviaremos uma proposta do seu treinamento.

Confira abaixo as séries de treinamento do PFG 2012

Series

 

Última atualização em Qua, 29 de Fevereiro de 2012 19:50
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2